Pesquisa Fapesp

 

Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências.

 

Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas.

         Confira na íntegra o projeto de pesquisa "Política educacional na rede estadual paulista".

​Equipe da Pesquisa

1- Márcia Aparecida Jacomini (Coordenadora)
2- Ana Carolina Colacioppo Rodrigues
3- Ana Paula de Oliveira Corti
4- Ana Paula Santiago do Nascimento
5- Andreza Barbosa
6- Antonia Junqueira Malta Campos
7- Beatriz Garcia Sanchez
8- Caio Cabral da Silva
9- Carmen Sylvia Vidigal Moraes
10- Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella
11- Débora Cristina Goulart
12- Eduardo Donizeti Girotto
13- Eliane da Costa Bruini
14- Erick Dantas da Gama
15- Evaldo Piolli
16- Felipe Willian Ferreira de Alencar
17- Fernando Luiz Cássio Silva
18- Flávia Vitor Longo dos Santos
19- Iracema Santos do Nascimento
20- Isabel Furlan Jorge
21- Isabel Melero Bello
22- Joice Melo Vieira
23- José Alves da Silva
24- José Roberto Montes Heloani
25- João Batista Silva dos Santos
26- João Victor Pavesi de Oliveira
27- Leonardo Crochik
28- Lisete Regina Gomes Arelaro
29- Luciana Cristina Salvatti Coutinho
30- Luiz Carlos Novaes
31- Marcelo Paziano da Silva
32- Maria José da Silva Fernandes
33- Maria José dos Santos
34- Maria Lucia Lanza
35- Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
36- Marina Campos de Avelar Maia
37- Rafael Antunes Seleznevas
38- Raphael Bueno Bernardo da Silva
39- Renata Rodrigues de Amorim Medina
40- Rita de Cássia Vereda
41- Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira
42- Rosemary Mattos
43- Rubens Barbosa de Camargo
44- Rubia de Araujo Ramos
45- Régis Henrique dos Reis Silva
46- Salomão Barros Ximenes
47- Sarah Maria de Freitas Machado Silva
48- Selma Borghi Venco
49- Sergio Stoco
50- Silvio Ricardo Gomes Carneiro
51- Teise de Oliveira Guaranha Garcia
52- Theresa Maria de Freitas Adrião
53- Thiago Moreira Melo e Silva
54- Regina Miyeko Oshiro
55- Lucas Boin
56- Alessandro Paulino

57- Guilherme Silva Lamana Camargo

Bolsistas: 
Julia Brito da Conceição
Beatriz Furtunato da Silva
Victor Augusto Guerra Cardoso

       Edital para Bolsista de Comunicação NOVO

Grupos de Trabalho (GTs)​


GT – Gestão
Coordenador: Sergio Stoco
Participantes: Márcia, Cileda, Salomão, Iracema, Fernando, Felipe, Rita, Eliane, Caio, Maria Lúcia, Alessandro Paulino, Julia, Gabriel.

GT – Financiamento
Coordenador: Salomão

Participantes: Ana Paula Santiago, Lisete, Renata, Rubens, Ana Paula Corti, Lucas Boin.

 

GT – Políticas Curriculares
Coordenadores: Isabel
Participantes: Silvio, Luciana, Marieta, Márcia, Carmen, Luciana, Ana Carolina, Raphael, Regis, Sarah.

 

GT – Sujeitos Sociais
Coordenadora: Débora
Participantes: Rubia, Evaldo, Antonia, José, Julia, Regina, José Roberto, Ana Paula Corti, Leonardo, Rafael Antunes.

GT – Dados Educacionais
Coordenadores: João Victor e Eduardo
Participantes: Sergio, Joice, Flavia, Beatriz, Leonardo, Isabel Furlan, Matheus, Beatriz.

 

GT – Relações e Condições de Trabalho
Coordenadoras: Selma e Andreza
Participantes: Luciana, Márcia, Luiz Novaes, Ana Paula Santiago, Beatriz, João, Erick, Thiago, Rosemary, Mase, Zezé, Isabel Furlan.

GT – Relação Público/Privado
Coordenador: Fernando
Participantes: Marina, Teise, Theresa, Rodrigo.

Lives de apresentação dos resultados

1ª - Condições de trabalho dos profissionais da educação (19/09/20)

2ª - Política e Gestão na Rede Estadual (17/10/20)

3ª - Ensino Médio e Juventude em luta (14/11/20)

Artigos em revistas científicas indexadas

 

PENNA, M. G. de O.; BELLO, I. M.; RODRIGUES, A. C. C. Educação em espaços de privação de liberdade no estado de São Paulo. Dossiê: Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-20, e4367025, jan./dez. 2021.

CORTI, A. P.; CROCHIK, L. O caráter performativo das ocupações estudantis. Revista de Educação Universidade de Santa Maria, v. 46, p. 1-28, 2021. 

CÁSSIO, F.; XIMENES, S. The advance of Social Impact Bonds in Brazil. 4, p. 143-147, 2020. 

CÀSSIO, F.; AVELAR, M.; TRAVITZIKI, R.; NOVAES, T. A. F.; Heterarquização do Estado e a expansão das fronteiras da privatização da educação em São Paulo. Educação e Sociedade, Campinas, p. 1-20, 2020.

GOULART, D. C.; CASSIO, F. L.; XIMENES, S. B. School occupations, knowledge production and new strategies in defence of public education in Brazil. International Education Journal: Comparative Perspectives, v. 18, p. 34-47, 2019.

GOULART, D. C.; CÁSSIO, F. L.; XIMENES, S. B. Rede Escola Pública e Universidade: produção do conhecimento para/com as lutas educacionais. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 1-23, 2019.

GIROTTO, E. D.; JACOMINI, M. A. Entre o discurso da excelência e a lógica do controle: os riscos do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano XXI, n. 45, p. 87-113, jul./dez 2019.

BARBOSA, A.; JACOMINI, M. A.; FERNANDES, M. J. S.; SANTOS, J. B. S.; NASCIMENTO, A. P. S. Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n.177, p. 790-812, jul./set. 2020.

CAMARGO, R. B.; MINTO, C. A. “Escola Sem Partido”? Uma análise com base na legislação e sob a ótica do financiamento. In: Revista Universidade e Sociedade, n. 64, do ANDES-SN, jul. 2019, p. 76-89.

 

CARNEIRO, S. O currículo como forma. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea: Dossiê A Ideia de Universidade Pública e os Desafios Atuais da Formação em Filosofia, v. 7, n. 3, p. 71-83, 2019.

ELOY, A. C. M.; COUTINHO, L. C. S. . O direito à educação na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica e a educação especial. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-20, 2020.

PIOLLI, E. O processo de mercantilização da educação e o novo ciclo de reformas educacionais no Brasil pós-golpe institucional de 2016. Revista Exitus, v.9, p. 17 - 33, 2019.

 

PIOLLI, E.; SOUZA, I. de. Pedagogia Da Gestão Gerencialista Do Capital: A “Paideia” Empresarial Do Final Do Século XX e Sua Hegemonia Ideocultural No Século XXI. Cadernos Cajuína. v.5, p. 316 - 335, 2020.

 

PIOLLI, E.; SALA, M. O Novotec e a implementação da Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista. Crítica Educativa, v.5, p.183-198, 2019.

 

ADRIÃO, T.; GARCIA, T., DRABACH, N.. A influência de atores privados na educação paulista: a primeira geração da privatização. Políticas Educativas, Paraná, v. 13, n. 2, p. 96-108, 2020. 

 

GIROTTO, E. D.; OLIVEIRA, J. V. P. de; FURLAN, I. J. Gestão e transparência de dados educacionais na rede estadual paulista (1995-2018): a hegemonia gerencial. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 1248-1272, set. / dez. 2020.

GIROTTO, E. D.; OLIVEIRA, J. V. P. de; GRATON, B. B. Geografia, Política Educacional e Desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012-2018). Giramundo. Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 23 – 38, jul. / dez., 2019.

GIROTTO, E. D.; CAMPOS, L. de. Mudanças do uso do território e reorganização da rede estadual de educação na cidade de São Paulo: estudo de caso na área da operação urbana Vila Sônia. Geografia, Ensino e Pesquisa. Santa Maria, RS, v. 24, p. 1-29, 2020.