Artigos e Estudos
Confira os artigos e estudos produzidos pelos integrantes da REPU, sobre a rede estadual de ensino:
Gestão para resultados e controle do trabalho docente na política educacional paulista (2011-2014)
Márcia Aparecida Jacomini, Eliane da Costa Bruini, Caio Cabral da Silva
Novo Ensino Médio na prática: a implementação da reforma na maior rede de ensino básico do país
Márcia Aparecida Jacomini
Pesquisas sobre Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação
Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella, Maria Aparecida Guedes Monção e Rosana Evangelista da Cruz
Ação Educativa, GEPUD, Unifesp
Rodrigo Travitzki e Fernando Luiz Cássio
Fernando Luiz Cássio, Débora Cristina Goulart e Salomão Barros Ximenes
A Dimensão Espacial da Escola Pública: Leituras sobre a Reorganização da Rede Estadual de São Paulo
Eduardo Donizeti Girotto
Limitações da Participação e Gestão “Democrática” na Rede Estadual Paulista
Lisete Regina Gomes Arelaro, Márcia Aparecida Jacomini e Silvio Ricardo Gomes Carneiro
“Ocupar e Resistir”: A Insurreição dos Estudantes Paulistas
Ana Paula de Oliveira Corti, Maria Carla Corrochano e José Alves da Silva
Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas
Débora Cristina Goulart, José Marcelino Rezende Pinto e Rubens Barbosa de Camargo
School occupations, knowledge production and new strategies in defence of public education in Brazil
Débora Cristina Goulart, Fernando Luiz Cássio e Salomão Barros Ximenes
Eduardo Donizeti Girotto e Fernando Luiz Cássio
Atlas da rede estadual de São Paulo
Eduardo Donizeti Girotto
Citação: GIROTTO, E. Atlas da rede estadual de São Paulo. São Paulo: CRV, 2018 126p.
Democratic management in Brazilian Schools: Practices of Resistance
Márcia Aparecida Jacomini, Lisete Regina Gomes Arelaro, Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella, Silvio Ricardo Gomes Carneiro e Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Citação: JACOMINI, M. A, ARELARO, L. R. G, PERRELLA, C. dos S. S; CARNEIRO, S. R. G.; PENNA, M. G. de Ol. Democratic management in Brazilian Schools: Practices of Resistance. In: RIDDLE, S; APPLE, M. W. Re-imagining, 2019.
Políticos e banqueiros forjam experimento social
Salomão Barros Ximenes, Fernando Luiz Cássio, Silvio Ricardo Gomes Carneiro e Theresa Maria de Freitas Adrião
Citação: XIMENES, S. & CÁSSIO, F; ADRIÃO, T. . Políticos e banqueiros forjam experimento social. In. Carta Capital. Disponível em <https://www.cartacapital.com.br/educacaoartigo/politicos-e-banqueiros-forjam-experimento-social-com-estudantes-da-rede-publica-de-sao-paulo/>. Acesso em 16 de junho de 2019.
Produção do conhecimento e a luta contra a barbárie da educação
Rede Escola Pública e Universidade
Citação: REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE. Produção do conhecimento e a luta contra a barbárie da educação. In: CÁSSIO, F. (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 193-198.
Análise da política pública de Reorganização Escolar proposta pelo governo do Estado de São Paulo
Marcos Vinicius Pó, Erika Mayumi Kasai Yamada, Salomão Barros Ximenes, Gabriela Spanghero Lotta e Wilson Mesquita de Almeida
Citação: PÓ, M. V.; YAMADA, E. M. K.; XIMENES, S. B.; LOTTA, G. S.; ALMEIDA, W. M. Análise da política pública de Reorganização Escolar proposta pelo governo do Estado de São Paulo. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Federal do ABC, 2015. Disponível em: https://blogdosalomaoximenes.files.wordpress.com/2015/12/anc3a1lise-da-reorganizac3a7c3a3o-escolar-sp.pdf. Acesso em: 5 out. 2018.