Materiais para Escolas

A REPU foi responsável pelo desenvolvimento de manuais informativos e cartilhas visando apoiar as escolas no debate das políticas educacionais.

Cartilha sobre a Reforma do Ensino Médio

O "Novo Ensino Médio Paulista" está sendo implantado durante a Pandemia, num período que dificulta a participação das comunidades escolares e dos estudantes, que terão que "escolher" os itinerários formativos sem ter informação suficiente e desconhecendo as fortes consequências que isso acarretará em sua vida escolar, podendo inclusive ser transferido de escola. Esse material pretende auxiliar nos debates das comunidades escolares a respeito dessa política. 

        Confira aqui a Cartilha 

Manual de defesa contra censura nas escolas

Este Manual foi elaborado por diversas entidades comprometidas com o direito à educação, como uma resposta às agressões dirigidas a professoras e professores e às escolas, visando cercear sua liberdade de ensino, de expressão e de pensamento.  Mais do que apenas uma reação, esse manual é uma ferramenta de defesa do pluralismo pedagógico assegurado na Constituição de 1988 e da liberdade de aprender e de ensinar.

        Confira aqui o Manual de defesa contra censura nas escolas

Cartilha sobre o CIS - Contrato de Impacto Social

O CIS (Contrato de Impacto Social) é uma modalidade de Parceria Público-Privada em que o Estado contrata intervenções pontuais, mas só paga se os resultados forem atingidos (pay by results). É o que se chama de transferência de risco: um investidor adianta o dinheiro para o Estado. Para os governos, é uma forma de economizar dinheiro e se livrar das responsabilidades. Para os investidores, é uma forma de lucrar com os serviços públicos. Em 2017, o governo paulista lançou o edital para implantar o CIS, com o objetivo de combater a evasão escolar no Ensino Médio.

        Confira aqui a Cartilha sobre o CIS

Cartilha sobre o PEI - Programa Ensino Integral

Criado em 2012, o Programa Ensino Integral (PEI) foi anunciado como um novo modelo de escola e de carreira docente. Em 2017, haviam 308 escolas PEI, sendo 50 na cidade de São Paulo. O material revela alguns impactos negativos do Programa, como o aumento de desigualdade interna à rede estadual.

        Confira aqui a Cartilha sobre o PEI