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Carta aberta pela revogação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017)

O documento apresenta 10 razões para revogar a Reforma do Ensino Médio e é assinada por diversas entidades do campo educacional

 

           Confira aqui

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Notas Técnicas Novo Ensino Médio
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Nota Técnica: Primeira geração de Concluintes avalia o "Novo Ensino Médio"
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Apresenta dados de uma pesquisa inédita com a primeira geração de estudantes (2021-2023) que cursaram o Novo Ensino Médio (NEM) na rede estadual paulista. Foram aplicados questionários a estudantes do 3º ano de seis escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo, sendo obtido um total de 696 respostas. A coleta de dados ocorreu entre 23 de outubro e 04 de novembro de 2023 e investigou a percepção dos/as estudantes sobre
os itinerários formativos, a expansão de carga horária e outros aspectos da reforma.

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Nota Técnica: Não podemos admitir novos retrocessos no ensino médio brasileiro
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O PL n. 5.230/2023 resulta de um amplo movimento da sociedade pela revogação da reforma de 2017 e por um ensino médio público de qualidade e com equidade para as juventudes do país. Não podemos retroceder!

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Nota Técnica Redução de Itinerários Formativos para o Ensino Médio na rede estadual de São Paulo

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Elaborada pelo Gepud e pela Repu, a Nota apresenta e analisa as ultimas alterações curriculares implantadas pela Seduc-SP no  âmbito do Novo Ensino Médio (NEM), que se sobrepõem e se antecipam à Consulta Pública promovida pelo MEC, desrespeitando o debate construído em âmbito nacional que identificou diversos problemas no novo modelo instaurado pela Lei 13.415/2017. 

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Nota Técnica Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares na rede estadual de São Paulo

 

São Paulo foi o primeiro estado do país a iniciar a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e, por causa disso, também é o primeiro no qual os primeiros efeitos dessa reforma educacional começam a aparecer. Esta Nota Técnica busca responder duas questões referentes à implementação do NEM na rede estadual paulista: 1) Como a oferta de itinerários formativos está sendo implementada, considerando a promessa de livre escolha de itinerários formativos prometida aos/às estudantes? 2) Como vem ocorrendo a expansão da carga horária escolar no Ensino Médio preconizada pela Lei n. 13.415/2017?

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Nota Técnica Questões da Consulta Pública referente à Portaria nº 399, de 8 de março de 2023, sobre o Novo Ensino Médio

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A Nota é assinada por ABECS (Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CEDES (Centro de Estudos Educação e Sociedade) e REPU (Rede Escola Pública e Universidade) e aponta discordâncias sobre as proposições da consulta pública anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

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